Stephen King: Do papel à película

  Stephen King

Você pode não conhecê-lo, mas com certeza já viu ou ouviu falar de alguma adaptação para o cinema de uma de suas obras. Stephen Edwin King é um autor norte-americano, nascido em 21 de setembro de 1947, em Portland, no Maine. Desde pequeno King gostava de ler quadrinhos de terror e suspense, o que influenciou em seu estilo para escrever. King hoje é considerado o mestre do terror moderno e suas obras já foram lançadas em mais de 40 países, sendo o nono autor mais traduzido no mundo.

Seus livros ficaram famosos por trazerem um terror comum, um medo natural que as pessoas têm pelas coisas ou animais, tratar de temas do cotidiano e dramas pessoais. Seu modo detalhista e humor na escrita transforma seus textos em histórias prazerosas de se ler. O escritor consegue fazer situações que parecem banais se transformarem em narrativas de horror angustiantes.

Com seu talento reconhecido, King teve vários de seus livros e contos adaptados para o cinema, foram 42 até hoje. Algumas dessas adaptações foram dirigidas ou roteirizadas por ele.

Então, decidi reunir suas adaptações para o cinema mais ilustres.

Carrie, A Estranha (1976): Com a direção de Brian de Palma, o filme foi realizado 2 anos após a publicação de King de seu primeiro livro. O filme narra a história de Carry White, uma jovem extremamente recatada que vive reclusa com sua mãe, uma fanática religiosa extremamente controladora e incisiva. Por ser uma garota tímida e não muito bonita, foi sempre menosprezada pelos seus colegas de escola. Carrie, então, descobre que possui poderes telecinéticos (capacidade de mover coisas com o poder da mente), ocasionando uma reviravolta em sua vida e das pessoas que a subjugavam. O filme teve um remake mediano em 2002 e outro recentemente em 2013.

sissy-spacek-em-cena-de-carrie-a-estranha-1976-1386288762684_400x500

O Iluminado (1980): É talvez a adaptação para o cinema mais famosa e lembrada de King. Graças a direção de Stanley Kubrick e a atuação majestosa de Jack Nicholson, o filme se tornou um marco do terror moderno, sendo incorporado na cultura pop cinematográfica. Baseado no livro homônimo, o filme traz questões como solidão, isolamento, loucura e influência do ambiente. Jack Torrance (Nicholson), um escritor e um alcoólatra em recuperação, aceita um emprego como zelador fora de época de um hotel isolado chamado Hotel Overlook. Seu filho possui habilidades psíquicas e é capaz de ver coisas do passado e do futuro, como os fantasmas que habitam o hotel. Logo depois de se instalarem, a família fica presa no hotel por uma tempestade de neve e Jack torna-se gradualmente influenciado por uma presença sobrenatural; ele desaba na loucura e tenta assassinar sua esposa e filho. “Here’s Johnny!”

01_shinning_01

Christine, O Carro Assassino (1983): Um clássico do saudoso ‘Cinema em Casa’ do SBT, o filme narra a história de Arnold “Arnie” Cunningham, jovem nerd sem muitas ambições na vida. Tudo muda quando está dirigindo de volta pra casa e avista Christine, um antigo e destruído carro estacionado no gramado de uma casa. Arnie compra o carro e o reforma, sua vida com isso se transforma, passa a ter uma paixão e ciúme doentio pelo carro (sentimentos que são recíprocos). Christine passa a afastar qualquer pessoa que de alguma forma interaja demais com Arnie, provocando acidentes e mortes. O amor mata!

christine-03

A Colheita Maldita (1984): Adaptação de um conto de King lançado em 1978, o filme foi polêmico para época de lançamento, por mostrar crianças assassinas influenciadas por uma “seita religiosa”. Todos os adultos da cidade rural de Gatlin estão mortos, só crianças residem no local, o motivo? Adultos são impuros e não devem habitar a cidade, e aqueles que ousarem adentrar na cidade, devem ser exterminados! Uma crítica severa aos dogmas e crenças que influenciam de forma negativa os indivíduos.

colheita-maldita-1984

It – Uma Obra Prima do Medo (1990): Você tem medo de palhaço? Se a resposta é sim, não é aconselhável assistir este filme. Se a resposta é não, irá rever seus conceitos. Há 30 anos, uma cidade do interior dos Estados Unidos foi aterrorizada por um assassino de crianças, conhecido como A Coisa. Agora, a criatura sanguinária reaparece sob a forma de um palhaço. Quando o bibliotecário Michael Hanlon sente sua presença, ele convoca outros seis amigos para combater o monstro que destruiu suas infâncias. É muita palhaçada, no bom sentido da palavra.

400x300_519ec7d0171c5

Louca Obsessão (1990): Paul Sheldon é um escritor de muito sucesso, e após finalizar sua mais nova obra, segue em uma viagem para entregar seu manuscrito para ser publicado. Porém, durante seu trajeto é atingido por uma nevasca e acaba sofrendo um acidente. Paul é socorrido pela caridosa e amável Annie Wilkes, é levado para sua casa onde é tratado e descobre que a mulher é sua fã número 1. Após ler escondido o manuscrito do seu ídolo, Annie descobre que seu personagem favorito morre no fim da história. Começa aí um cárcere e tortura gerado pela revolta de Annie, que obrigada o escritor a mudar a história. Moral da história: nunca contrarie um fã!

k12d7o

O Apanhador de Sonhos (2003): Estrelado por Morgan Freeman, o filme narra a história de quatro garotos que após salvarem um jovem com síndrome de Down ganham poderes de telepatia. Tempos depois em um acampamento, ficam presos em uma nevasca. Lá descobrem que uma força alienígena está prestes a manipular as mentes dos habitantes da cidade onde moram.

apanhador de sonhos

A Janela Secreta (2004): Protagonizado por Johnny Depp, incorporando Mort, um escritor com bloqueio criativo – causado pelo adultério de sua esposa – que se isola em uma cabana no meio da floresta. Vive um tremendo ócio e dorme a maioria do tempo. Num belo dia é acordado por um homem afirmando que Mort roubou sua história, e partir daí o homem começa a vigiá-lo e ameaçá-lo de forma cada vez mais constante. Um suspense daqueles que te faz sentir pena do personagem principal.

a_janela_secreta_2004_g

1408 (2007): Com John Cusack e Samuel L. Jackson, o filme gira em torno de um promissor romancista disposto a escrever sobre fenômenos paranormais, porém, é extremamente cético e nunca encontrou evidências de acontecimentos do mundo dos mortos. Ele resolve se hospedar em um quarto de hotel em Nova York que possui a fama de ser assombrado por espíritos, fato reforçado após o gerente do hotel lhe informar que já ocorreram 56 mortes no local. Coisas estranham começam acontecer e o escritor passa a questionar e reavaliar seu ceticismo.

51660522

O Nevoeiro (2007):  Depois de uma violenta tempestade devastar a cidade, David Drayton e seu filho Billy correm para o supermercado, com medo que os suprimentos se esgotem. Porém, um estranho nevoeiro toma conta da cidade e faz  com que eles e outras pessoas que estavam no local fiquem presos no supermercado. Logo descobrem que há algo de sobrenatural em meio a névoa e caso deixem o local, podem ser atacados. Muita crítica a convivência entre pessoas diferentes e criaturas bizarras.

o-nevoeiro

Nem só de histórias que assustam vive Stephen King, ele também escreve narrativas dramáticas e emocionantes:

Conta Comigo (1986): Um clássico dos tempos áureos da ‘Sessão da Tarde’ da Globo. O filme narra a história  do escritor Gordie Lachance relembrando um fato da sua infância. Quando tinha 12 anos e vivia em Oregon (EUA), ele e mais três amigos saíram em uma aventura na mata em busca de um corpo desaparecido. O que eles não imaginavam é que essa busca se tornaria uma grande aventura, cheia de descobertas e fortalecimento de suas amizades. Quem nunca quis na juventude se aventurar por aí com os amigos? Uma história emocionante sobre companheirismo.

Stand-By-Me-1986-1024x474

Um Sonho de Liberdade (1994): O filme foi indicado a 7 Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Morgan Freeman. O drama conta a história de um banqueiro que é sentenciado a prisão perpétua, por assassinar sua mulher e seu amante, apesar de sempre alegar inocência. Na prisão conhece “Red” (Morgan Freeman) que também cumpre prisão perpétua, um influente detento que controla o mercado negro dentro do presídio.

01

À Espera de um Milagre (1999): O filme foi indicado a 4 Oscars na época, incluindo melhor Filme e Melhor Ator Coadjuvante para Michael Clarke Duncan (que morreu em 2012). A história se passa no corredor da morte de uma prisão do Sul dos EUA, em 1935, narrando o comovente relacionamento entre o guarda da prisão Paul Edgecomb (interpretado por Tom Hanks) e o prisioneiro John Coffey (Duncan), que tem o dom de curar as pessoas. Ao conhecer melhor John, Paul começa a duvidar de crimes atribuídos a ele: o assassinato de duas jovens garotas. Um história emocionante, indispensável para quem aprecia um bom filme.

The-Green-Mile

Lembranças De Um Verão (2001): Protagonizado por Anthony Hopkins, o filme conta a história de Robert Garfield, que após a morte de um amigo começa a relembrar um verão da sua infância. Quando tinha 11 anos, ele teve sua vida marcada pela amizade de Carol, Sully e Ted Brautigan – o novo vizinho. Muita nostalgia pra quem gosta de lembrar dos bons tempos de juventude.

BA45BCBC9369A37118655EBC37A3EA_h451_w598_m2_q90_cJZfKYJix

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s